VEJA COMO INSTALAR O CUBO E VOLANTE ESPORTIVO
1 de julho de 2015
Executiva da Toyota é presa por importar analgésico proibido no Japão
2 de julho de 2015

10 passos para comprar um carro usado

Você decidiu comprar um carro usado ou uma moto? Antes de qualquer coisa, tenha em mente o máximo de detalhes possível, como o modelo e o ano do automóvel que você pretende adquirir. Depois, confira estes 10 passos preparados especialmente para você se dar bem em sua busca.

1.      Pesquise em placas de vendas de carros

É muito comum observarmos carros com anúncios de venda pelos donos durante o dia a dia. A verdade é que muitas pessoas tem interesse em vender seus carros e por isso anunciam dessa maneira, que é prática, simples e sem custos.

Por isso, repare nesse tipo de anúncio. Placas assim podem ser encontradas em qualquer lugar, no portão do seu vizinho ou amigo, no mural da escola ou faculdade, em um poste ou no ponto de ônibus, sempre anunciando veículos. Um deles pode ser o seu.

2.      Pesquise em sites de compra e venda de carros

Sites de compra e venda de carros costumam receber anúncios de todos os tipos, porém com uma diferença: eles aparecem de todos os locais do país. Por isso, vale a pena encontrar e fazer a compra e venda de veículos na web por meio de filtros, como “estado”, “cidade”, “tipo”, “marca” e “modelo”.

Nesses sites você encontra motos e carros usados à venda com muita facilidade e praticidade. Entretanto, preste atenção na região da oferta que você encontrou. Em muitos casos torna-se difícil de conferir o veículo pessoalmente, sem falar que compras assim incluem a fretagem do veículo.

3.      Procure em classificados de veículos

Muita gente ainda tem o hábito de anunciar carro em classificados. Estas listas de anúncios são publicadas em grandes jornais ou em portais da web, por exemplo e cobrem anúncios mais direcionados à sua região. Mas não deixe de checar os classificados dos jornais de bairro onde você vive. Se encontrar um anúncio bem perto de casa, você poderá dar uma olhada com muito mais facilidade.

4.      Saiba mais sobre a documentação

Quando checar um veículo, cheque os pormenores da documentação.Veja se há comprovante de pagamento do seguro obrigatório (DPVAT) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Verifique também o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRV), o Certificado de Transferência (DUT) e, caso for comprar, o contrato de venda e recibo.

5.      Observe se o automóvel é roubado

Para evitar maiores transtornos com veículos roubados, cheque se o número dos vidros, do chassi e da placa batem com os números dos documentos.

6.      Descubra se o automóvel não foi batido

Com o carro limpo e seco, observe se há diferenças na pintura, assimetria entre as portas, teto e para-choque, lataria amassada em pontos específicos, todos indicativos de colisões. Se preferir, leve um mecânico experiente com você para lhe ajudar.

Detalhes como esse não precisam necessariamente serem o critério final na escolha do veículo, mas podem te ajudar a saber se o valor cobrado nele é justo ou não.

7.      Cheque se o automóvel sofreu estragos em enchentes

Confira bem de perto o estofamento, o carpete e os cantos internos do automóvel. Procure por marcas de barro, água suja e outros detritos. A qualidade nesses aspectos também pode ajudar na hora de saber como está o estado geral do veículo.

8.      Faça verificações gerais

Alguns detalhes podem fazer a diferença na hora de definir ou não a decisão da compra. Portanto, veja se a quilometragem é compatível com a idade do veículo,pergunte qual o motivo da venda e tente desvendar incongruências. Verifique se a carroceria não está arriada, observe se há arranhões, ferrugens ou amassados. Analise se as correias estão em bom estado, se a parte elétrica está funcionando bem e se o motor não possui corrosão ou vazamento.

9.      Teste

Peça para dar uma volta junto ao proprietário do veículo, fazendo perguntas durante o trajeto, observando os ruídos e vendo se o carro está bem alinhado. Verifique se os freios estão vibrando, o que é um indicativo de que as pastilhas não estão em bom estado. Algum tempo atrás criamos um artigo com dicas do que observar ao realizar um test drive de carro usado.

Se no passado você já teve oportunidade de passear em um automóvel do mesmo modelo, poderá perceber melhor as diferenças e encontrar defeitos que possam ter sido camuflados pelo vendedor. Caso tiver algum conhecido com o mesmo modelo de veículo que você quer, peça para deixa-lo testar o veículo, pedindo orientações sobre o funcionamento usual do seu automóvel.

10. Financie

Se na hora de comprar você não tiver parte ou todo o dinheiro necessário, talvez seja uma ótima ideia fazer um empréstimo em um banco ou outra instituição. Mas cuidado: pesquise as taxas de juros, os encargos sobre operações e veja se um financiamento vale mesmo à pena em curto, médio e longo prazos. Calcule tudo muito bem, de modo que possa sobrar dinheiro para outros gastos importantes. Faça a análise em várias instituições e escolha a que achar mais em conta.

dicas para comprar carro usado

Como tem muita gente tentando vender carro usado ou vender moto usada, você vai ter que investigar muito antes de se decidir quanto ao modelo do automóvel, ou com quem você irá fazer a aquisição. Porém, investir esse tempo para fazer pesquisas, checagens e testes irá poupá-lo de dores de cabeça que lhe tomarão o dobro do tempo e de dinheiro no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *