Renault convoca donos de Renault Master para recall
10 de setembro de 2014
Uno Vivace 1.0 Evo Celebration
12 de setembro de 2014

BMW’s i3 e i8 chegam ao Brasil

Agora no Brasil oficialmente, a linha BMW i de elétricos, traz diversos recursos. Acompanhem o que eles trazem.

BMW i3

Para o deslocamento urbano, o BMW i3 combina a propulsão elétrica por meio de sua bateria de íons de lítio de alta capacidade e o seu motor à combustão interna de dois cilindros, 650 cc e 34hp. Isso resulta em uma autonomia elétrica entre 130 km e 160 km por carga. Com a utilização dos modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, a autonomia pode ser ampliada em até 40 km (20 km em cada um). Combinada ao motor à combustão interna, a autonomia é extendida, podendo chegar até 300 km. 

Conhecida como LifeDrive, a estrutura do veículo é constituída por duas unidades funcionais separadas: módulo superior Life, uma célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve, feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP); e módulo inferior Drive, feito de alumínio, que abriga o conjunto do trem de força e os componentes estruturais. Como é tradição em veículos da BMW, o BMW i3 tem tração traseira, mas os seus compactos motores elétrico (50 kg) e de combustão interna, diferentemente da maioria dos modelos da marca, ficam posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do conjunto de transmissão. A bateria de íons de lítio desenvolvida especialmente para a BMW i é posicionada abaixo do assoalho, entre os eixos do automóvel. Desta forma, com o LifeDrive, foi possível produzir um automóvel leve (1.315 kg), com baixíssimo centro de gravidade e distribuição de peso – 50:50 .

 

O BMW i3 com extensor de autonomia oferece alto desempenho, com 125kW (170 hp) de potência e torque imediato de 250Nm, que propiciam a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9s e retomadas de 30 a 70km/h em 2,8s. Especialmente desenvolvido para o uso urbano, o modelo traz o conceito “one pedal feeling” – segundo o qual é possível dirigir sem acionar o pedal do freio com tanta frequência, pois o freio de um motor elétrico é mais forte do que o a combustão convencional – e um excelente ângulo de esterço de 360º.

 

O BMW i3 será oferecido no Brasil somente na opção com o motor a combustão interna que serve como extensor de autonomia, em duas versões:

 

A versão de entrada será comercializada ao preço de R$ 225.950,00, com as seguintes características:

  • Farol em LED; sistemas de navegação Professional; teto solar, sistema de áudio Harman Kardon; recarga rápida A/C e D/C; roda aro 19; volante multifuncional; sensor de chuva; controle de cruzeiro; espelhos rebatíveis; e ar-condicionado automático.

 

Já a versão completa, vendida ao preço de R$ 235.950,00, inclui à configuração de entrada os seguintes equipamentos:

  • Interior em couro integral; roda aro 20; sensor de estacionamento frontal e traseiro; assistente de estacionamento; câmera traseira; Acesso Conforto; e assistente de condução.

 

BMW i8

A combinação das tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW eDrive produz, além do gerenciamento inteligente de energia, potência máxima de 266 kW (362 hp), garantindo um  0 a 100 km/h em 4,4 segundos –, porém com consumo de combustível e emissão de dióxido de carbono muito baixos.

 

O motor elétrico do BMW i8 foi desenvolvido e produzido pelo BMW Group para este projeto. A unidade desenvolve potência de 96 kW (131 hp) e entrega seu torque máximo de 250Nm ao primeiro toque no acelerador. Além da resposta instantânea, típica de motores elétricos, a potência continua a ser produzida até o limite de giros, projetado para permitir que o motor elétrico continue a fornecer todo o torque em altas rotações.

 

O motor também pode impulsionar o veículo sozinho – a velocidade máxima neste caso é de 120 km/h e a autonomia é de 37 quilômetros. O motor recebe a potência da bateria de íons de lítio, que foi instalada na parte central do carro, embaixo do assoalho. Além dela, o modelo também traz um inédito motor movido a gasolina de três cilindros e injeção direta BMW TwinPower Turbo 1.5L compacto e de alto desempenho, gerando uma potência de 170 kW (231 hp), com torque máximo de 320Nm. A comercialização do modelo ocorrerá sob encomenda, o que reforça a exclusividade do produto, a um preço unitário de R$ 799.950,00.

 

Dentre os principais aspectos exclusivos do modelo comercializado no Brasil destacam-se: farois em LED com opcional de laser (disponível em 2015 – será o primeiro automóvel com essa tecnologia no mundo); BMW Head Up Display em cores; pacote Pure Impulse, que inclui painel central em cerâmica, pinças de freio com nomenclatura e detalhe em azul BMW i e revestimento em couro carpo carum; entre outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *