GURGEL MOTORES: A história do inicio, meio e fim
19 de maio de 2015
TOP TEST: Citroën C3, o compacto que caiu no gosto delas
24 de maio de 2015

Chery Anuncia Construção de Polo Industrial Automotivo em Jacareí (SP)

Com aporte de US$ 700 milhões, 25 empresas, contando com a montadora, formarão este parque automotivo no Vale do Paraíba que deve começar a operar em dois anos
 
Aproveitando a visita do Primeiro Ministro da China, Li Keqiang, ao Brasil, a Chery anunciou nesta quarta-feira, 20 de maio, mais um aporte no país. Trata-se da oficialização do futuro Polo Industrial de Jacareí, a ser instalado ao redor da fábrica de automóveis da Chery, em uma área de quatro milhões de metros quadrados.

O comunicado foi feito durante a abertura da Exposição dos Equipamentos e Manufaturados da China, evento que reúne as principais empresas chinesas com operações no Brasil e que segue até o próximo dia 22, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Estavam presentes Yin Tongyue, presidente mundial da Chery, Roger Peng, presidente da Chery Brasil, Luis Curi, vice presidente da Chery Brasil, Hamilton Ribeiro, prefeito de Jacareí, Emerson Goulart, secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, Juán Quirós, presidente da Investe SP, Erminio Olivi Lucci, diretor da Investe SP, além dos ministros Eduardo Braga (Minas e Energia), Ricardo Berzoini (Comunicações) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), representando a presidente da República, e o governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

 “Desde quando anunciamos a construção da fábrica de Jacareí, com o evento da pedra fundamental, em julho de 2011, já era sabida a intenção da Chery em contar com este parque de fornecedores. É uma grande satisfação anunciar mais um aporte e continuar contribuindo com o desenvolvimento local”, declara Luis Curi, vice presidente da Chery Brasil.
A oficialização do Polo Industrial de Jacareí vem cerca de nove meses depois da montadora inaugurar sua primeira fábrica no Brasil. O projeto inicial do complexo, que terá 25 companhias instaladas, contará com cerca de US$ 700 milhões em investimentos destas empresas. Doze são produtoras de autopeças, cinco afiliadas, duas sistemistas, duas logísticas e três de serviços em geral.

“A Chery está trabalhando em parceria com a Investe SP, que vai prestar assessoria gratuita aos interessados, e com a prefeitura de Jacareí para viabilizar este projeto o mais rápido possível e facilitar a vinda das empresas para a região. A estimativa é que em dois anos o complexo esteja operando normalmente”, diz Curi.
“São projetos como esse que fazem com que São Paulo continue sendo o principal polo automotivo da América Latina”, comenta Juan Quirós, presidente da Investe São Paulo. Ele lembra que a agência já assessorou 22 projetos do setor nos últimos anos, e que o Estado é responsável 45,3% da produção nacional de automóveis.
Ainda de acordo com a montadora, o Parque de Fornecedores da Chery deve  gerar cerca de cinco mil postos de trabalho.

Foto: Autoesporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *