Vai viajar de férias?Veja os cuidados que você deve ter com seu veículo
1 de julho de 2015
FILMES OBRIGATÓRIOS PARA QUEM É APAIXONADO POR VELOCIDADE
1 de julho de 2015

Como usar a tabela FIPE para precificar, comprar e vender carros

A Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – é um importante indicador de preços do mercado. A sua aplicação no setor de venda de carros é muito útil mas, para tanto, é necessário que você saiba como ela funciona e qual sua utilidade. Por isso, preparamos alguns pontos que podem auxiliar na hora de usar essa ferramenta. Vamos conferir?

 

Para que serve?

Primeiramente, é importante destacar que essa tabela serve de referência de preços para a compra e venda de veículos em todo o mercado brasileiro. Seus índices são apresentados de forma oficial, uma vez por mês, através de pesquisas e cotações feitas pela FIPE.

Mas além de servir de referência no preço de compra e venda de veículos novos ou usados, a tabela também oferece a base de cálculo tanto para o IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, quanto para estabelecer o valor do automóvel para que as seguradoras estipulem franquias e apólices. Ou seja, em resumo, a Tabela FIPE ajuda a servir como termômetro de valores e preços de automóveis tanto para quem precisa anunciar veículos, quanto para consumidores que desejarem realizar uma nova compra.

Com a tabela, você poderá ter muito mais clareza na hora de comprar ou vender um carro. Você pode perceber se um modelo está acima ou abaixo do valor de mercado e, assim, traçar estratégias de venda na hora da precificação de seu automóvel.

Utilizando a ferramenta

A consulta deverá ser realizada sempre a partir da entrada de dados como modelo e marca do automóvel. Assim, haverá informações sobre cada carro, caminhão ou moto. Caso seja um modelo que não conste na relação, o proprietário poderá enviar a descrição do veículo para uma seguradora, por exemplo, a fim de que seja feita o enquadramento da categoria de seu automóvel.

Mas vale lembrar que, na tabela, o ano do carro apresentado é o que consta no título de propriedade. Além disso, os valores nela apresentados são em reais, referentes ao momento da consulta.

Seguro

É importante saber que as seguradoras estipulam o valor de seguro de um automóvel de acordo com a Tabela FIPE. Em casos de indenização, é sobre o valor apresentado na tabela no mês de pagamento da mesma que ela é calculada. Por isso, é sempre bom ficar de olho na ferramenta.

Cuidados

É evidente que a tabela serve como um indicador de valores, mas tudo no mercado é variável, e um preço pode ser tanto fruto de especulação quanto de negociação. Desse modo, também é válida a sua abordagem na hora de comprar um carro usado, por exemplo, tentando sempre descobrir se o valor do automóvel é correspondente ao oferecido no mercado.

Para consultar a Tabela FIPE, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *