Volkswagen Saveiro Cabine Dupla completa a série Rock in Rio com Novo Fox e Gol
29 de maio de 2015
Mais de R$ 45 milhões em carros, Floyd Mayweather mostra sua coleção.
30 de maio de 2015

De volta para o futuro: A História do DeLorean

DMC-12 tinha um preço por volta de US$ 28.000 e tinha como característica as portas asa-de-gaivota, motor traseiro, vigia traseira em persianas (copiada do Lamborghini Miura e do Lancia Stratos), e a carroceria de aço inoxidável. O interior era disponível em preto ou cinza, com bancos de couro, vidros verdes e espelhos elétricos, ar condicionado, painel completo e coluna de direção ajustável.

 No conceito de John DeLorean o DMC-12 era o “carro ético”, produzido para ter vida longa e dar muita segurança aos seus passageiros. Tudo começava com um chassi construído por meio de um processo de moldagem em fibra de vidro e espuma de uretano saturado de resina, o ERM (Elastic Reservoir Molding). O resultado foi um chassi leve, mas forte pela carroceria de aço inoxidável. Os painéis exteriores de aço inoxidável (oito vezes mais caro que o aço estampado comum) são fixados com parafusos, preferidos em lugar de solda, para facilitar reparos. As portas asa-de-gaivota foram escolhidas por motivo de segurança (têm menor tendência a se obstruir em uma colisão) e por motivo de estética, pois dava um toque diferente ao carro.

Além de muito bom, o carro era relativamente fácil de manter, graças a peças comuns a vários modelos do mercado europeu, encontradas sem problemas até hoje. O aço inoxidável de sua carroceria não precisa de pintura ou cera, a única preocupação eram os arranhões, elimináveis com a ajuda de uma escova de palha de aço especial. O espaço interno é amplo, reflexo direto do tamanho de seu criador, um homem de 1,90 m de altura.

O aço inoxidável fazia de John DeLorean um pouco parecido com Henry Ford, que não admitia outra cor para seus carros que não o preto: o DMC-12 pode ser escolhido na cor que o proprietário desejar, desde que seja o aço levemente amarelado, cujos tons variam suavemente com a luz do céu.

John DeLorean, criador do DMC 12 e presidente da Delorean Motor Company

– John DeLorean, Criador do DMC12 e presidente da DeLoren Motor Company.

As vendas iniciais do DMC-12 foram excepcionais. Mas em 1982, as vendas caíram drasticamente e forçou John DeLorean a procurar apoio financeiro. Não sendo capaz de fazer mais nada, a DeLorean Motor Company Ltda. foi à falência em 1983. A DMC produziu aproximadamente 9200 unidades do DMC-12 entre 1981 e 1982 (alguns modelos de 1982 foram produzidos como Ano/Modelo 1983).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *