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Fundação Volkswagen é indicada ao prêmio TOP Educação 2015 da editora Segmento

 

A Fundação Volkswagen foi indicada ao prêmio Top Educação 2015, realizado pela Revista Educação através da Editora Segmento que, pelo 7º ano seguido, premiará as empresas mais lembradas no setor de produtos e serviços do mercado educacional brasileiro. A Volkswagen concorre na categoria “Projetos Educacionais” com o projeto “Plataforma do Letramento”, que é um espaço para educadores com opções de ensino a distância e materiais de apoio sobre o tema educação.

Próxima de completar seu 2º aniversário, a “Plataforma do Letramento” já possui mais de 14.000 educadores cadastrados. “É uma grande conquista para a Fundação Volkswagen ter um projeto educacional entre os melhores do País. Isso evidencia o reconhecimento da sociedade aos mais de 35 anos de atuação consistente e continuada da Volkswagen em favor da qualidade da educação pública no Brasil”, disseo superintendente da Fundação Volkswagen, diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.

Como próximo passo, a Fundação Volkswagen pretende tornar a Plataforma do Letramento ainda mais acessível, disponibilizando tecnologias que possam garantir que pessoas com deficiência também tenham acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio, vídeo ou texto. “Considerando tratar-se de uma ferramenta que pode ser acessada por qualquer pessoa, precisamos ter o cuidado para que também atenda ao público com necessidades especiais”, explicou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti. A Plataforma do Letramento foi desenvolvida em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – “CENPEC”.

Plataforma do Letramento

A “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br) leva ao público relevante conteúdo e reflexão sobre o ensino da língua no País. O portal, criado em parceria entre a Fundação Volkswagen e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), é um ambiente virtual de aprendizagem, aberto e gratuito, voltado aos educadores que trabalham com o ensino da leitura e da escrita. Entre as atividades oferecidas pelo portal, estão a formação on-line para educadores e voluntários, a organização de fóruns de discussão, além de atividades educativas, artigos, notícias e conteúdo multimídia, todos com foco em letramento.

O conteúdo é elaborado por uma equipe multidisciplinar, apoiada por especialistas reconhecidos na área educacional. Além disso, a “Plataforma do Letramento” oferece os materiais pedagógicos completos de projetos educacionais da Fundação Volkswagen, democratizando esse conteúdo. E, apesar de ser direcionada principalmente a educadores e gestores, a “Plataforma do Letramento” também pode ser utilizada pelo público em geral, em trabalhos sociais e na educação dos filhos.

“Formação on-line”

A “Plataforma do Letramento” tem como um dos diferenciais a formação on-line, que oferece dois tipos de educação a distância: cursos que podem ser realizados virtualmente pelo público em geral e cursos híbridos (direcionados para educadores, com formação presencial e também a distância).

Na seção “Formação on-line”, o primeiro curso 100% a distância oferecido ao público em geral é do projeto “Entre na Roda”, que formou educadores, bibliotecários e voluntários para atuarem na escola e na comunidade, estimulando o gosto pela leitura e desenvolvendo as capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos. Em março de 2015, o “Aprendendo com Arte” também ganhou uma versão totalmente a distância, oferecendo mais vagas para professores de arte de todo o País.

“Acervo” e “Projetos” – Democratizando conhecimento

Navegando na “Plataforma do Letramento”, o internauta encontra a seção “Acervo” onde são oferecidos os materiais dos projetos “Aceleração da Aprendizagem”, “Aprendendo com Arte”, “Brincar”, “Entre na Roda” e “Estudar pra Valer!”, da Fundação Volkswagen.

O “Acervo” conta ainda com biblioteca virtual, composta por artigos focados em letramento e temas relacionados, como alfabetização, políticas educacionais, educação infantil e ensino fundamental, entre outros, bem como sugestões de filmes, livros e sites. A área “Experimente”, também nessa seção, oferece dicas de atividades para professores usarem em aula, promovendo o letramento.

A seção “Projetos” traz informações e notícias sobre o andamento dos projetos “Aceleração da Aprendizagem”, “Aprendendo com Arte”, “Brincar” e “Entre na Roda”, que estão sendo oferecidos nos Estados de Bahia, Paraíba, Alagoas, Espírito Santo, Pará, Paraná, São Paulo, Piauí e Sergipe.

Na seção “Em Revista”, o internauta encontrará notícias, agenda de eventos ligados à educação, como congressos e seminários, entre outros. A seção “Especiais”, produção de conhecimento em formato inovador, conta com publicações de autores renomados sobre letramento, aprofundando temas como conteúdo histórico e políticas públicas. O “Em Rede” oferece acesso a mídias sociais, como a página da “Plataforma do Letramento” no Facebook e no YouTube que constituem canais diretos com educadores de todo o País. Na área também serão promovidos debates virtuais com personalidades da educação.

Veja, abaixo, os projetos da Fundação Volkswagen cujos materiais estão disponíveis na “Plataforma do Letramento”:

Aceleração da Aprendizagem

O projeto “Aceleração da Aprendizagem” capacita educadores e gestores para enfrentar e diminuir a distorção idade-série, corrigindo o fluxo escolar. Isso significa deslocar momentaneamente alunos multirrepetentes das classes regulares do ensino fundamental para uma classe com número reduzido de alunos na qual serão trabalhadas individualmente as dificuldades de aprendizagem. Ao final de dois anos, espera-se que os alunos atendidos tenham ampliado suas habilidades e competências escolares e possam retornar para as classes regulares em idade adequada.

Aprendendo com Arte

O projeto Aprendendo com Arte promove o ensino da arte de forma aprofundada, didática e acessível a todos, como forma de inclusão cultural e social. Fornece formação semipresencial a educadores do ensino fundamental, gestores de escola, professores de artes e coordenadores pedagógicos. A previsão é que eles multipliquem os conhecimentos sobre artes para alunos de escolas públicas de seus municípios. A formação dos educadores tem duração de um ano, com encontros presenciais e a distância, que totalizam 85 horas de conhecimento sobre artes visuais. O Aprendendo com Arte em 2015 também ganhou uma versão à distância, oferecendo mais vagas para professores de arte de todo o País. Essa versão on-line é oferecida através da Plataforma do Letramento, ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen.

Brincar

O “Brincar” é um projeto de formação de educadores que atuam com crianças de até cinco anos em instituições de educação infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como eixo central. Oferece formação presencial e a distância para professores, auxiliares de ensino, gestores de escolas e de secretarias de educação.

Entre na Roda

Forma educadores, bibliotecários e voluntários para atuarem na escola e na comunidade, estimulando o gosto pela leitura e desenvolvendo as capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos.

Estudar pra Valer!

O “Estudar pra Valer!”, oferecido presencialmente até 2012, tem como proposta formar educadores do ensino fundamental para alcançar a melhoria na qualidade de aprendizagem dos estudantes, em especial das capacidades de leitura e escrita, de acordo com cada ano-série, no caso do ciclo I, ou independentemente das disciplinas, no caso do ciclo II.

Sobre a Fundação Volkswagen

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas, na melhoria do desempenho escolar, de leitura e produção de textos. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliou para 19 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Em fevereiro de 2015, a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso ao oferecer o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem” nas cidades de Sinop e Sorriso. Em abril, chegou ao Estado de Sergipe, ao oferecer o projeto “Aprendendo com Arte”, em Aracaju. Em 2015, os trabalhos também serão estendidos para os Estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

Até 2014, os Estados já atendidos no histórico de atuação da Fundação Volkswagen eram: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen se baseia no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo. As ações têm como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública e fomentar o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda.

Cenpec

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987. O Cenpec busca, por meio do desenvolvimento de programas, projetos, estudos e pesquisas, contribuir com as políticas públicas educacionais para a melhoria da educação e o enfrentamento das desigualdades.

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