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Gol, Voyage, Saveiro e Up! têm novas versões

A linha 2016 dos modelos Volkswagen chegaram às mais de 600 concessionárias da marca no país. Com incrementos em suas listas de equipamentos de série, Gol, Voyage, Saveiro e up! oferecem completas gamas de versões e estão mais competitivos. Entre as novidades estão mudanças no acabamento e adoção de detalhes cromados nas versões Comfortline e Highline do Voyage e do Gol, e novos tapetes e chaves para o up!. O Gol passa a contar com retrorrefletores nos para-choques traseiros para todas as versões.

  GOL E VOYAGE

Trendline

Versão de entrada para Voyage e Gol _ que está disponível nas carrocerias duas e quatro portas _, tem opções de motores 1.0l Total Flex de até 76 cv ou 1.6l MSI de até 104 cv. Traz de série vidros dianteiros com acionamento elétrico, desembaçador traseiro (para o Gol estão incluídos limpador e lavador). O Voyage passa a oferecer, como opcional, pneus 185/65 R14, que acompanham a direção hidráulica, também opcional.

Comfortline

Em sua opção intermediária, Gol Comfortline (oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas) e Voyage Comfortline passam a trazer de série detalhes cromados na cabine, rodas de 15 polegadas, com pneus 195/55 R15 e calotas “Kalahari”, faróis e lanterna de neblina e alterações no visual: a grade dianteira é agora em preto brilhante com inserto cromado.
V-GolComfortline

Essa versão traz, adicionalmente à configuração Trendline, direção hidráulica, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar e I-System, ar quente, abertura elétrica do porta-malas e itens pintados na cor do veículo, como capas dos espelhos retrovisores, maçanetas das portas e frisos laterais.

Além disso, a versão incorpora indicadores de direção (piscas) integrados nos espelhos retrovisores, defletor traseiro na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto brilhante, coluna “B” externa com tape preto, faróis duplos com máscara negra, logotipo “Comfortline”, para-sois iluminados, alças no teto e três apoios de cabeça no banco traseiro.

Na versão Comfortline, Gol e Voyage podem ser equipados com o motor 1.0l Total Flex de até 76 cv ou com o 1.6l MSI de até 104 cv. Oferecem, ainda, a opção do câmbio automatizado I-Motion para a motorização 1.6l MSI.

 

Highline

Nas configurações topo de linha, o Gol Highline (apenas na carroceria de quatro portas) e o Voyage Highline, oferecidos exclusivamente com motor 1.6l MSI de até 104 cv, trazem nova grade dianteira em preto brilhante com inserto cromado, frisos cromados nos faróis e detalhes internos _ aro da alavanca de câmbio, molduras das saídas de ar, botões de ventilação e maçaneta, entre outros _ também cromados, garantindo mais requinte e sofisticação à família Gol. As rodas de liga leve de 15 polegadas “Gobi” têm pneus 195/55 R15.

V-GolHighline

Os modelos saem de fábrica com todo o conteúdo da versão Comfortline, além de ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, alarme Keyless, retrovisores com ajuste elétrico, volante multifuncional revestido de couro (com controles do sistema de som e de telefonia), faróis e lanterna de neblina, regulagem de altura e distância do volante, sensores traseiros de estacionamento e sobretapetes com pinos de fixação no assoalho, do lado do motorista, evitando sua movimentação.

Entre os opcionais para a versão Highline de Gol e Voyage estão o revestimento dos bancos de couro sintético “Native” e o kit “Tecnologia”, que conta com sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e sistema coming/leaving home. São também opcionais as rodas de 16 polegadas “Torino”, com pneus 195/50 R16. O Voyage Highline conta ainda, com opcional, com o sistema s.a.v.e de ajuste variável de espaço do porta-malas.

 

GOL TRACK E RALLYE

O Gol oferece as versões aventureiras Rallye e Track, que têm em comum a maior altura em relação ao solo, comparados às demais versões do Gol. A elevação da suspensão facilita a transposição de obstáculos em estradas de terra e caminhos mal pavimentados. No total, são 28 mm a mais na suspensão do Gol Rallye e 23 mm na do Gol Track. Ambas as versões são oferecidas exclusivamente com carroceria de quatro portas.

 V-GolTrack

O Gol Track tem motor 1.0l TEC Total Flex de 76 cv (etanol), sempre combinado ao câmbio manual de cinco marchas. O Rallye vem equipado com o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv (etanol) e é oferecido com a opção de câmbio manual ou automatizado I-Motion _ com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.

Em relação aos itens de série, o Gol Rallye oferece os mesmos equipamentos do Gol Highline, com o acréscimo das molduras nas caixas de rodas, interior escurecido, faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e rodas de liga leve de 16 polegadas com o design “Pikes”, com pintura preto brilhante e acabamento diamantado (opcionalmente, na cor prata escurecida) e pneus 195/50 R16.

Para o Gol Track a lista de equipamentos inclui os mesmos itens da versão Trendline, além de direção hidráulica, abertura elétrica do porta-malas, faróis e lanterna de neblina, lanternas escurecidas, três apoios de cabeça no banco traseiro e defletor na tampa do porta-malas, entre outros itens. As rodas de aço de 14 polegadas, com calotas “Uyuni”, trazem pneus 175/70 R14.

 

VOYAGE EVIDENCE

Posicionado acima do modelo Highline, o Voyage Evidence traz o motor 1.6l MSI de até 104 cv, visual diferenciado e conteúdo exclusivo. Além dos frisos cromados na parte inferior das laterais, o modelo traz rodas de liga leve de 16 polegadas “Pikes”, na cor prata brilhante, com pneus 195/50 R16, adesivo preto na coluna “B” e o logotipo alusivo à configuração nos para-lamas dianteiros.

 V-VoyageHigh

Internamente, a versão traz de série todo o conteúdo do Voyage Highline, além de painel em tonalidade cinza clara e revestimento dos bancos em tecido nobre (semelhante ao material utilizado nos bancos do Tiguan).

 

UP!

O up! chega à linha 2016 trazendo completa oferta de versões, com duas opções de carroceria (duas e quatro portas) e recursos de tecnologia, incluindo a transmissão I-Motion (SQ100) _ o up! é o modelo com câmbio automatizado mais em conta do País. É também o veículo mais econômico a oferecer esse recurso, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

Em sua linha 2016 o up! é oferecido nas versões take up!, move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!. A versão take up! tem opção de carroceria de duas ou quatro portas. A partir da versão move up! está disponível a transmissão I-Motion. Já a partir da versão take up! o modelo passa a contar, de série, com chave tipo “canivete” sem controle remoto. Porta-objetos removível passa a ser oferecido a partir da versão move up!.

 V-UpRed

As versões high up!, black up!, red up!, white up! e cross up! ganharam também tapetes de carpete, que trazem bordado o nome do veículo. O up! traz em todas as suas versões o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014″, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.

Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor EA211 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

A versão move up! adiciona o sistema “s.a.v.e” de ajuste variável do porta-malas (285 litros), rodas de 14 polegadas com pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), nas medidas 175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O move up! também conta com o “infotrip” _ computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.

O high up! é equipado com rodas de liga leve aro 15 polegadas “são paulo” e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel, duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”) e duas luzes de leitura para motorista e passageiro.

O high up! também traz chave do tipo “canivete”, que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência eletromecânica “easy drive” e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos _ os comandos ficam localizados na porta do motorista _ e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”. Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker” (esse recurso é opcional para a move up!).

 

CROSS UP!

Quarto modelo da família Cross, que também é composta pelos modelos CrossFox, Space Cross e Saveiro Cross, o cross up! traz componentes exclusivos para quem busca um hatch urbano que concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, evidenciando o espírito aventureiro do modelo. A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!, acrescida de ar quente e rodas de liga leve de 15 polegadas “zurique”.

O up! é o carro equipado com direção assistida e ar-condicionado mais econômico do País _ o modelo com câmbio manual de cinco marchas obteve classificação “A” (verde) no PBE 2015 e atingiu o consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,54 MJ/km (versões take, move, high, black, red e white), conforme norma NBR 7024.

O modelo é o primeiro automóvel no segmento de compactos no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos _ o melhor resultado da categoria. O excelente resultado foi confirmado em novo teste realizado pelo Latin NCAP e divulgado em março de 2015. O modelo manteve as cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças.

V-CrossUp

No índice biomecânico para proteção de crianças, o up! obteve o melhor resultado da história do Latin NCAP, em razão da eficiência do sistema de retenção e do sistema de ISOFIX e top-tether, para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). O compacto Volkswagen é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether, e traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.

Além disso, o cross up! atingiu o melhor desempenho na história da pesquisa CAR Group, em avaliação realizada em fevereiro desde ano pelo CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), entidade de pesquisas independente mantida por seguradoras de veículos e pela indústria automotiva nacional. O modelo registrou a classificação 10, a melhor possível em uma escala de 10 a 60, no custo e no tempo de reparo do veículo. O cross up! teve um resultado ainda melhor que o do up!, até então o modelo com menor custo de reparabilidade do mercado, com classificação 11.

 

SAVEIRO

A Saveiro é oferecida na linha 2016 em oito configurações, entre cabine simples, estendida e dupla: Startline (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida e dupla), Highline (cabine dupla), Cross (cabines estendida e cabine dupla) e Surf (cabine simples). As opções de cabine dupla são as únicas a combinar espaço na cabine com capacidade para acomodar cinco adultos confortavelmente e ampla área útil da caçamba.

A Saveiro Cross é equipada com o motor 1.6l MSI de até 120 cv. As demais versões da picape trazem o motor 1.6l MSI de até 104 cv. Combinado a ambos os motores está o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F. A picape traz, de série, em todas as suas configurações, freios a disco nas quatro rodas _ a Saveiro Cross conta também com controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR) e assistente para partida em subida (HSA) _ itens inéditos na categoria.

 

Startline

Versão de entrada voltada ao trabalho, a Saveiro Startline traz de série preparação para sistema de som com fiação, travas das portas e vidros com acionamento manual.

V-SaveiroStartline

Entre os opcionais disponíveis está o pacote “Work”, que traz santantônio com aerofólio incorporado, grade de proteção da janela traseira, iluminação da caçamba, entre outros.

 

Trendline

Versão intermediária da Saveiro, a Trendline conta com equipamentos como direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central. Também são de série banco do motorista com regulagem de altura, chave tipo “canivete” sem controle remoto, antena de teto, para-choque pintado na cor da carroceria e rodas de aço de aro 14″ com pneus 175/70 R14 e calotas “Trophy”.

V-Saveiro

Como opcional a Saveiro Trendline oferece o kit “Active”, composto por capas dos retrovisores e maçanetas das portas pintadas na cor da carroceira, sensor de estacionamento, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, iluminação da caçamba, entre outros. A Saveiro Cabine Dupla Trendline oferece ainda vidros elétricos, três apoios de cabeça no banco traseiro, cintos laterais traseiros com três pontos de fixação e recolhimento automático, desembaçador do vidro traseiro e tomada de 12V adicional na parte de trás da cabine.

 

Highline

A versão Highline é oferecida exclusivamente para a carroceria de cabine dupla e se diferencia externamente pelo friso lateral cromado.

V-SaveiroHighline

Além dos recursos oferecidos para a versão Trendline, a Saveiro Highline Cabine Dupla traz ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, para-brisa degradê, acabamento preto na coluna B, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15 e calotas “Kalahari”. Outro equipamento de série da versão Highline é o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System).

 

Cross

Na versão Cross, topo de linha, a Saveiro é equipada com o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv e traz uma série de recursos tecnológicos. Além de todos os itens da configuração Highline, é equipada com volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas “Atacama” (com pneus 205/60 R15 de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home.

V-SaveiroCross

A lista conta, ainda, com visual exclusivo, capota marítima, santantônio com estilo diferenciado e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba. A Saveiro Cross Cabine Dupla incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Os freios ABS do utilitário também contam com função off-road e BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem).

A versão é incrementada pelo EDS (Bloqueio eletrônico do diferencial) _ em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo _, controle de tração (ASR) e o HHC (Hill Hold Control) _ controle de assistência de partida em rampa.

 

Surf

Equipada com o motor 1.6l MSI de até 104 cv, a Saveiro Surf é oferecida com carroceria de cabine simples e traz visual diferenciado, além de uma ampla gama de equipamentos de série. O modelo se diferencia pelo acabamento, começando pela grade dianteira tipo colmeia em preto brilhante, realçada por um friso cromado.

V-SaveiroSurf

Os faróis dianteiros são duplos, com máscara negra, e os faróis de neblina, incorporados ao para-choque, são equipamentos de série. Na traseira, as lanternas são escurecidas e a lanterna de neblina também é standard. Os para-choques são pintados na cor da carroceria. As exclusivas rodas de 15″ são de liga leve, com design “Sepang”. A identificação “Surf” está presente nos para-lamas dianteiros. Também é preto o santantônio, que acumula a função de aerofólio e permite apoiar objetos longos _ caso das pranchas de surfe, por exemplo. A janela traseira tem barras de proteção e as colunas centrais (“B”) são adesivadas em preto.

Os retrovisores externos da Saveiro Surf têm regulagem elétrica de série com a função “tilt down”. Dependendo da cor da carroceria, as carenagens dos espelhos são pintadas em prata “chromed effect” ou “Ubatuba”. Seus bancos possuem revestimento de couro sintético “Native”, com o painel em cinza Palladium. Os pedais têm cobertura de alumínio. Entre os itens de série estão volante regulável em altura e distância, ar-condicionado e o console central alongado, com porta-copos na parte traseira.

 

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