Subaru WRX E WRX STI 2016
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11 de agosto de 2015

Honda CG 160 versão 2016 foi apresentada ao mercado brasileiro

A linha de maior sucesso em toda a história da Honda no mercado brasileiro já tem preço público definido. Integrante da categoria street, a Honda CG 160 versão 2016 foi apresentada ao mercado brasileiro no início da semana, e passa a ser oferecida nas concessionárias da Honda em todo o país em dois modelos: CG 160 Titan e CG 160 Fan. Seus preços públicos sugeridos são R$ 9.290,00 (CG 160 Titan) e R$ 7.990,00 (CG 160 Fan), com base no Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete ou seguro.

Com características únicas em seu conjunto, a nova linha CG 160 está muito mais moderna e potente. Nesta nova geração, a Honda traz uma motocicleta totalmente renovada para a linha de maior representatividade do mercado brasileiro. Seu desenvolvimento teve como premissa oferecer um produto inteiramente novo, mas que mantivesse toda a tradição e diferenciais que fazem desta a motocicleta mais querida do País e o modelo mais vendido pela empresa desde a implantação da fábrica de Manaus (AM), em 1976.

O novo design reflete o objetivo Honda de reforçar o conceito de esportividade e beleza em modelos para o uso diário, onde versatilidade, economia e segurança sempre foram as características mais marcantes e desejadas. O estilo da nova CG 160 versão 2016 está ainda mais moderno e jovial, com novos grafismos inspirados em modelos de maior cilindrada da marca. Visualmente, suas linhas estão mais avançadas e agradáveis. O modelo ficou mais imponente, com visual e folego extras para o uso no dia-a-dia dos grandes centros urbanos, seja para o lazer ou para o uso profissional.

Na CG 160 Titan, a carenagem do grupo ótico é nova, pintada agora na cor do tanque. Com traços levemente inclinados, remete a um estilo mais esportivo e aerodinâmico. Na CG 160 Fan permanece o formato atual, porém com acabamento injetado na cor preto fosco. Com lâmpadas de 35/35w, o farol proporciona iluminação eficaz para ambas as versões. As setas, discretas, estão acopladas nas laterais formando um conjunto simples e harmonioso.

O tanque de combustível manteve capacidade total para 16,1 litros, porém ganhou novo desenho nas duas versões, com linhas mais altas na parte superior, incluindo uma tampa esportiva de engate rápido, inspirada nos modelos de alta cilindrada. Na lateral, as semi-carenagens e defletores também são novos, com formas mais anguladas e vincos marcantes, que remetem a um conjunto mais encorpado. Na CG 160 Titan, as linhas são diferenciadas e ligeiramente maiores do que na CG 160 Fan.

O painel de instrumentos tem novo design na CG 160 Titan. As informações do visor digital estão dispostas para facilitar a leitura, incluindo computador de bordo, marcador de combustível, relógio, hodômetro total e parcial, além dos indicadores de farol alto, luzes de direção, injeção eletrônica e neutro. O grande destaque é a adoção de tacômetro, uma inovação desejada pelos clientes do modelo, segundo pesquisas realizadas pela marca. O painel da CG 160 Fan permanece com design atual e conta com velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, neutro, luzes de direção, farol alto e injeção eletrônica.

O assento da CG 160 Titan tem novo desenho e proporciona conforto e facilidade para pilotos de qualquer estatura. Suas linhas estão mais imponentes, com disposição em dois níveis, característico de motocicletas maiores e esportivas. A rabeta também foi redesenhada e ganhou linhas mais atuais. Ainda como novidades estão o suporte para placa e a alça para apoio do garupa em alumínio, removível.

O suporte de pedal do garupa, agora também em alumínio, tem novo posicionamento das pedaleiras, propiciando ainda mais conforto, principalmente nas viagens mais longas. O sistema de escapamento também foi remodelado e a versão 2016 incorporou ponteira mais curta, de maior diâmetro, desenho mais afinado e ângulo de fixação mais alto. O resultado garantiu visual mais esportivo e imponente. Destaque ainda para a adoção das novas rodas de liga leve da CG 160 Titan. Apresentadas em preto fosco e em design exclusivo, trouxe um toque diferencial ao modelo. Já a CG 160 Fan incorporou, a partir de agora, rodas de liga leve em preto fosco, antes utilizadas na versão EX.

Os novos modelos evoluíram não só visual como também no conjunto mecânico. A capacidade cúbica agora é de 162,7cm³, característica que proporcionou maior potência e torque ao desempenho geral. Segue novos conceitos Honda baseados na melhora da eficiência de combustão e economia, além da baixa emissão de poluentes na atmosfera.

Versátil e de baixa manutenção, o motor é do tipo monocilíndrico com sistema OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, arrefecido a ar, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Seu desenvolvimento já está em total conformidade com a segunda fase do PROMOT4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), que intensifica as regras para a diminuição dos gases tóxicos emitidos por veículos automotores a partir de 2016. Possui tecnologia FlexOne, possibilitando o abastecimento com etanol (álcool), gasolina ou com a mistura de ambos.

Um dos destaques do novo motor é a potência, que ganhou dose extra no desempenho. São 14,9cv a 8.000rpm se abastecido com gasolina, e 15,1 cv a 8.000 rpm com etanol. O torque máximo é de 1,40 kgf.m a 6.000 rpm e 1,54 kgf.m a 6.000 rpm, respectivamente.Entre as novidades, estão também aspectos que serão úteis, principalmente, para procedimentos de manutenção.  Agora não é mais necessário desmontar o cabeçote para tirar o comando. Com isso, o acesso passa a ser feito por tampa lateral, tornando todo o trabalho mais rápido e simples. Esta modificação possibilitou que a altura do motor também diminuísse, formando um sistema mais compacto, apesar do aumento de sua capacidade.

Outra novidade é a localização da vareta de medição de óleo, antes ao lado da tampa de embreagem. Seu posicionamento agora está mais a frente, facilitando manuseio para verificação dos níveis do fluído. O funcionamento do novo motor está ainda mais suave e linear. Isso porque, além de dois balanceiros, o eixo primário agora está apoiado em rolamentos na tampa lateral. Além disso, a saia do pistão está mais curta e a biela tem curso mais longo, o que garantiu um conjunto com áreas menores de atrito, com maior torque e potência em seu funcionamento.

Um detalhe importante é que, apesar de melhor eficiência e performance, o consumo de combustível foi otimizado. Testes iniciais revelaram que o novo propulsor, mesmo de maior cilindrada e mais potente, se mostrou até 8% mais econômico, dando mais autonomia ao modelo e sem a necessidade de paradas extras para o abastecimento em viagens mais longas.  A partida elétrica oferece maior conforto e comodidade ao motociclista que utiliza o modelo com frequência. Dotada de embreagem multidisco em banho de óleo, possui sistema de lubrificação do tipo forçado, por bomba trocoidal. Em ambas  as versões, o câmbio é de 5 velocidades, com transmissão final por corrente.

Mais uma novidade na CG 160 Titan é o pneu traseiro de perfil mais baixo e mais largo, com maior área de contato. Suas medidas são 100/80–18M/C REINF 59P para o pneu traseiro, e 80/100-18M/C 47P para o dianteiro. Na CG 160 Fan, os pneus permanecem com as mesmas especificações: 80/100-18M/C 47P (dianteiro) e 90/90-18M/C REINF 57P (traseiro).

A suspensão usa um garfo telescópico com curso de 135 mm na frente, e sistema de duplo amortecimento de 106 mm atrás. Os freios possuem disco dianteiro simples de 240 mm, e tambor traseiro com 130 mm.  O modelo CG 160 Titan conta ainda com a exclusiva tecnologia CBS (Combined Brake System). Quando o piloto utiliza o freio traseiro, o dianteiro é acionado simultaneamente e a frenagem é distribuída de modo inteligente, frenando a motocicleta em uma distância menor e com mais estabilidade.

A CG 160 Fan 2016 é disponível nas cores vermelha, cinza e preta. Já a CG 160 Titan 2016 será comercializada nas cores vermelha, branca e preta. A garantia de ambas é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.

Fonte: Linkpress Assessoria e Comunicação

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