Grand Siena recebe a série especial Itália
23 de julho de 2014
Novo C4 Lounge THP agora na versão Tendance
25 de julho de 2014

Lancer Evolution, O Fim

1992. Nesse ano, nascia um mito. Focados em dominar o WRC (World Rally Championship), a Mitsubishi sentiu a necessidade de criar um concorrente à altura. Até hoje, existem 10 versões oficiais, necessariamente todas utilizam um motor 2 litros com turbo e tração nas quatro rodas.

Todos modelos, com exceção do X (atual), limitavam-se a 280cv. Limite esse quebrado com sua última geração atingindo 295cv. 4 vezes campeão do WRC e 10 vezes campeão do P-WRC (Production Car World Rally Championship). Sem dúvidas merece o apelido dado tanto pelos fãs quanto pela Mitsubishi.

 

 

Mito, sonho da maioria senão de todos apaixonados por carros, famoso em filmes (como +Velozes+Furiosos), quem não iria querer uma máquinas dessas em sua garagem? Seja a geração que for, a Mitsubishi jamais imaginara que fosse criar um carro mítico nas pistas e nas ruas. Centenas, aliás, milhares de fãs do carro, adoradores, fascinados, ainda não se conformam. O diretor de projetos da marca já adianta seu fim, dizendo ser a sua última criação dessa espécie. Entendam o porque.

Atualmente, o fim de sua produção, já confirmada para o fim de 2014, se aproxima. Muito apaixonados por carros sentirão com certeza muita falta. Afinal, quem já ouviu o ronco de um Lancer Evolution ao vivo, sabe o que é o coração palpitar mais forte e sentir os pelos do braço arrepiar. Infelizmente a perda desse ‘’monstro’’ no bom sentido, trará uma nova geração em 2016 compartilhando plataforma com a Renault, provavelmente menor e híbrido, nada focado nos mesmos objetivos do Evo.

Nada melhor para aliviar essa ‘’dor’’ para os apaixonados por carros, ainda mais os fãs de carteirinha da linha Lancer Evo, do que uma matéria em homenagem. Tudo o que se pode fazer agora, é admirar seus últimos momentos, homenageá-lo de diversas formas, seja lá quais sejam. Esse mito, assim como a própria Mitsubishi o chama, merece um fim repleto de amor, alegria, agradecimentos por fazer parte da história de diversos apaixonados por carros.

 

EVO’s:

EVO I – com 250cv e produzido entre 1992 e 1993

EVO II – com 260cv e produzido entre o fim de 1993 e 1995

EVO III – com 270cv e produzido entre o começo de 1995 e 1996

EVO IV – com 280cv e produzido entre 1996 e 1998

EVO V – com 280cv e produzido entre 1998 e 1999

EVO VI – com 280cv e produzido entre 1999 e 2001

EVO VII – com 280cv (primeiro a trazer transmissão automática) e produzido entre 2001 e 2003

EVO VIII – com 280cv e produzido entre 2003 e 2006

EVO IX – com 280cv e produzido entre 2006 e 2007

EVO X – com 295cv e produzido entre 2007 até hoje (até o fim de 2014)

 

Essa máquina deixa um legado cheio de histórias. Obrigado Lancer.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *