Renault convoca donos de Renault Master para recall
10 de setembro de 2014
Uno Vivace 1.0 Evo Celebration
12 de setembro de 2014

Novo Fox chega às concessionárias

Novo Fox 2015 chega às concessionárias a fim de querer impressionar nos recursos tecnológicos. Vejam alguns deles. Acompanhem!

O modelo chega às mais de 630 concessionárias da Volkswagen Brasil com algumas novidades.

  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (TC e ASR) estão entre as novidades do modelo
  • Bloqueio eletrônico do diferencial
  • Freios ABS de última geração, como o ESS e o EBD
  • Sistema HBA (ou BAS) busca a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem

A versão de topo de linha do Novo Fox, a Highline, pode ser equipada com o controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

O ESC traz outros recursos eletrônicos de assistência para o veículo, como o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial. Em situação de baixa ou perda de tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio dessa roda, transferindo o torque para a roda com maior tração. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

O Novo Fox Highline quando equipado com o ESC traz mais uma novidade no sistema de freios: o HBA, ou BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem). O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e da força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

Todas as versões do Novo Fox são equipadas com o sistemas ABS. Além de evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas, o sistema de freios é composto por outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência).

O sistema EBD distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade. Já o ESS, funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta na frequência de 1,25Hz, indicando que o veículo está parado.

Há ainda o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.

Outro recurso presente no Novo Fox é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

O Novo Fox conta com outros recursos que colaboram para a tração. Um exemplo é o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração –, que auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, ligada à uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus.

Outra tecnologia voltada à segurança é o TC (M-ABS) – ou Controle de tração -, recurso que o Novo Fox Highline traz de série. Esse sistema tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *