Como fazer a manutenção dos pneus para as férias
16 de julho de 2015
Presidente da Mitsubishi, Robert Rittscher, tem quebra de sigilo
17 de julho de 2015

Qual cor de carro devo escolher?

Tanto faz se você é entendido no ramo ou não, é importante que você faça uma minuciosa avaliação antes de escolher a cor do carro que pretende comprar. Há uma série de consequências, tais como a dificuldade ou facilidade em vender o veículo depois e a quantidade de sujeira que fica aparente. Além disso, algumas cores despertam interesse de ladrões.

As cores preta, branco e prata são as mais populares. Porém, são justamente as mais visadas por assaltantes. Ou seja: quanto mais o carro é desejado por compradores, mais é cobiçado por bandidos.

Outra pesquisa sobre mercado automotivo feita pelo site britânico Cap, descobriu que carros brancos normalmente mantêm cerca de 5% a mais no seu preço de mercado. O site analisou o desempenho no mercado de milhares de veículos com mais de cinco anos e notou que, para carros tradicionais, os carros na cor branca sempre lideraram a lista, seguido por preto, prata e cinza. O estudo também mostrou que o verde segue como uma cor relativamente impopular no mercado de carros usados, sendo castanho-avermelhado, dourado e marrom as cores de maior depreciação.

Os fabricantes de carro sabem que a pintura é fundamental para instigar o consumidor. Por isso que modelos novos são acompanhados de cores com tons gritantes e radicais. Esse é um teste usado pelas montadores para identificar tendências de mercado.

Vale lembrar ainda que o valor que se paga a mais na concessionária por uma cor perolizada ou metálica nunca é considerado na hora da revenda. Então, na hora de comprar um carro pensando em vendê-lo com o mínimo de prejuízo, o ideal é optar pelas cores mais bem aceitas no mercado de revenda: prata, cinza e preto.

Algumas dicas podem lhe ajudar:

Carros Prata e Cinza

  • Valorizam a negociação porque são cores mais comuns e bastante procuradas pelos compradores. São bem aceitos porque combinam com tudo e com todo tipo de comprador. A sujeira aparece bem menos nestes tipos de cor. Há uma pesquisa que sugere que essa cor deixa os carros mais seguros.
  • Aspecto Negativo: são muito comuns no Brasil, muito visados pelos ladrões.

Carros Pretos:

  • Terceira cor na preferência nacional, é ideal para automóveis maiores e clássicos.
  • Aspecto Negativo: deixa o interior do carro mais quente e o automóvel de cor preta precisa ser lavado com mais frequência.

Carros de Cores Vivas:

  • São bonitos e seguem tendências modernas para o período do seu lançamento, porém estas cores não são aconselhadas para carros grandes.
  • Aspecto Negativo: a tonalidade marcante identifica o carro com o ano de fabricação.

Carros Brancos:

  • São fáceis de vender, tem preço mais baixo e fácil manutenção da pintura. Outra vantagem é a cor mais segura para trafegar à noite, já que a cor branca reflete mais luz, mesmo no escuro com menos visibilidade. Logo, será mais perceptível que o preto, por exemplo, evitando acidentes com mais frequência.
  • Aspecto Negativo: são carros confundidos com veículos de empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *