Hot Wheels lança Tesla Model S para fãs pequenos e grandes
1 de julho de 2015
Como usar a tabela FIPE para precificar, comprar e vender carros
1 de julho de 2015

Vai viajar de férias?Veja os cuidados que você deve ter com seu veículo

As férias estão chegando e, consequentemente, aquela viagem gostosa de carro com toda a família. Porém, para não acabar com a alegria de todos, é preciso tomar alguns cuidados com o veículo antes de colocar tudo a bordo e pegar a estrada. Confira quais os cuidados com manutenção que você precisa ter antes de viajar.

Antes de pegar a estrada é imprescindível que você faça uma revisão no carro. Porém, marque essa revisão com antecedência, pois pode acontecer que algum reparo seja mais demorado. E, para não atrasar a viagem é preciso que o veículo seja deixado antes na oficina.

Cheque também a água e a qualidade do óleo do carro. Se estiver perto do prazo para a troca do óleo, é melhor fazer isso antes da viagem. Sempre que puder troque todo o óleo, e não misture óleos de marcas diferentes ou com tempos de uso diferentes. É bom verificar também como está o radiador e a água. Você pode optar por aditivos, que evitam a corrosão e o superaquecimento do radiador.

Os pneus precisam de todo o cuidado antes de uma viagem. Verifique se eles não precisam ser trocados. Caso você os troque, é preciso fazer depois um balanceamento e alinhamento. Mas não se esqueça do estepe! Pois nunca se sabe quando irá precisar utilizá-lo. Cheque se ele está em boas condições.

Outro item de extrema importância para realizar uma viagem segura são os freios. É preciso verificar o estado das lonas, pastilhas de freio e fluido. Os veículos que possuem freios ABS também precisam ser verificados.

Mesmo que sua viagem ocorra durante o dia, é muito importante que os faróis e lanternas estejam funcionando corretamente. Verifique se não existe nenhuma lâmpada queimada em seu veículo, e se existir, troque-a imediatamente, pois além de atrapalhar a sua viagem, faróis desregulados atrapalham a visão do motorista que está do lado oposto. Além disso, nunca se sabe quando poderá chover.

Falando em chuvas, ainda mais no final do ano, que é comum ter pancadas fortes, um item que não é muito lembrado, mas se não estiver funcionando direito pode atrapalhar e muito a viagem, é o limpador de para-brisas. Verifique se já não passou o tempo de trocar o seu.

Direção defensiva nas estradas

Além de revisar todo o carro, o que garante uma viagem segura é a direção defensiva. A primeira regrinha básica para evitar acidentes nas estradas é nunca fazer ultrapassagem com faixa contínua ou em pontes ou viadutos; Sempre pare para descansar durante a viagem e se estiver com sono não continue dirigindo; Evite circular à direita de veículos maiores que o seu, porque o ponto cego desses veículos é maior. Se ele quiser voltar para a faixa da direita, pode ser que não te enxergue. E, por último mas não menos importante, sempre mantenha uma certa distância do carro da frente.

Além dessas dicas, também é importante saber aonde você vai guardar o carro na cidade que irá visitar. Por mais que a cidade seja pequena, sempre existe o risco de furtos. Para não ter dores de cabeça, procure sempre um estacionamento de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *